Botecos – Belo Horizonte

Baiana do Acarajé (Rua Antônio de Albuquerque, 473 – Savassi)
Esse quarteirão fechado, em plena praça da Savassi, já foi o mais animado e meu ponto de partida às sextas-feiras. Mas com o aumento do valor dos aluguéis, muitos bares fecharam e a rua acabou dando uma caída, mas ainda sim continua sendo um bom lugar para tomar uma sem compromisso.

O Baianas é um clássico belorizontino. Com mesas na calçada e delícias baianas no cardápio – a porção de mini acarajés é uma delícia – o buteco foi fundamental na iniciação de muitos adolescentes na bebedeira.

A cerveja de 600 ml (Original) custa R$ 9 e os petiscos não são lá muito baratos. Mas você sabe, tradição não tem preço. Rs…

Bar do Antônio (Rua Flórida, 15 – Sion)
Mais conhecido como Pé de Cana, o Bar do Antônio está presente na vida dos mineiros há mais de 50 anos. Claro que do início até hoje muita coisa mudou: o bar aumentou, uma filial foi aberta e o número de garçons seguiu na mesma proporção. Mas o prazer de sentar em uma das mesas de plástico, tomar uma cerveja gelada e comer petiscos incríveis (tudo no cardápio é bom) continua o mesmo. Lá é bom para almoçar, para beber à tarde e sair à noite. Tem prato para todos os momentos – costela com mandioca; filé com jilí; sanduíche de pernil.

bar-do-antonio-bh

Tanta tradição fez com que muitos clientes envelhecessem junto com o bar. A média de idade dos frequentadores está mais para 40 do que para 20, o que acho bom, pois mantém o crivo de qualidade. Mas também, permite que os preços sejam um pouco mais elevados. Porém, tudo compensado!

Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744 – Centro)
Um dos pontos turísticos mais famosos de BH também é um dos melhores lugares para se beber na capital (conheça os lugares imperdíveis de Belo Horizonte). Não espere conforto. Muitas vezes, as porções são servidas no balcão ou em mesas altas, sem bancos. Faz calor e tem muita gente se acotovelando em busca de um espaço ao sol, porém, tudo é compensado pela cerveja gelada e a melhor porção de fígado com jiló que você vai comer na sua vida! Além disso, é um grande privilégio, hoje em dia, poder comer e beber em um local democrático, onde todos dividem o mesmo balcão em busca da mesma coisa: boa comida e boa bebida.

mercado-central-bh

Na hora de ir embora, compre um potinho de doce de leite em uma das barracas e garanta a sobremesa e a cura da ressaca.

Maletta (Rua da Bahia, 1148 – Centro)
Um dos prédios mais emblemáticos do centro de BH é hoje reduto dos botequeiros mais descolados da cidade. O que não é nenhuma surpresa, pois o Edifício Arcangelo Maletta, na esquina da Rua da Bahia com Avenida Augusto de Lima, há anos atrai belorizontinos que buscam uma mesa para discutir política, cultura ou, simplesmente, para apreciar a vista do centro.

Foto: André Brax
Foto: André Brax

Durante um tempo, o Maletta, assim como o centro, sofreu com a desvalorização imobiliária e ficou um pouco esquecido. Porém, com o forte movimento de apropriação da cidade pelos seus moradores, o edifício e toda a região sofreram um boom de amor, carinho e pertencimento.

Atualmente, vários bares disputam um espacinho na enorme varanda, no segundo andar, e convivem com galerias de artes e lojinhas. Para os mais tradicionais, o primeiro andar continua sendo o melhor local do Maletta, com seus bares tradicionais e nada pretensiosos, além da Cantina do Lucas, um dos restaurantes mais clássicos de BH (ver Onde Comer). A verdade é que, assim como a cidade, o Maletta abriga a todos e, de certa forma, se adapta a cada um que vai ali em busca de diversão.

Aproveite suas viagens para fazer o que gosta e aprender a gostar de coisas que nem imaginava. Vá além dos guias tradicionais e monte a sua viagem do seu jeito. Vem que o mundo é seu!

Escrevi um post bem legal sobre os lugares para sair em BH. Confere lá no Blog do Méliuz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s