Gramado e Canela

Destino brasileiro mais procurado no inverno, a dupla Gramado-Canela é a opção mais próxima para quem quer sentir um friozinho e experimentar a cultura europeia. A primeira vez que fui às cidades foi em 2004, na minha viagem de 3º ano. Foi incrível! No inverno do ano passado, voltei à região com minha mãe e constatei: nada mudou, graças a Deus!

gramado-rio-grande-do-sul

Como chegar

O aeroporto mais próximo a gramado é o de Caxias de Sul, mas o Salgado Filho, em Porto Alegre, é o maior e com melhor estrutura – consequentemente, melhores preços de passagens. Para ir à Serra, a opção mais fácil é alugar um carro, que também facilita alguns passeios em Gramado e Canela. Como chegamos à noite na capital gaúcha, dormimos em um hotel no centro.

vista-vale-dos-quilombos-gramado

Existem duas rotas tradicionais para se chegar à Gramado: a primeira, mais rápida por ser quase toda duplicada; e a Rota Romântica, linda de se ver.

Veja os trajetos.

Hospedagem

Escolher um hotel em Gramado pode ser uma tarefa bem difícil – se você não for muito rico, é claro. Apesar de estarmos de carro, optamos por ficar próximo ao centro, pois achar vaga no centrinho é para tirar do sério até a Madre Teresa de Calcutá. Sem contar que, em alta temporada, os guardas ficam de olho, multando todos que não colocam o papel do rotativo. Aliás, esse serviço merece um comentário. Você compra o papelzinho em máquinas espalhadas ao longo das ruas. Tudo muito moderno e chato, pois a máquina só aceita moeda e os lojistas próximos, cansados de trocar dinheiro para os turistas, acabam não tendo como ajudar.

Mas voltando às vacas frias, veja onde (super) recomendo você ficar, em Gramado.

O que ver

Há muito o que se ver e vivenciar em Gramado e Canela. Andar pelas ruas já é um passeio e tanto. Sempre, sempre, sempre, olha para os lados e entre nas ruazinhas que surgem, mesmo que você não saiba onde vai sair. Pode ter certeza, o caminho e o destino vão valer a pena.

Como são muitos pontos turísticos, confira o que é imperdível de se conhecer em Gramado e Canela.

11805650_10207295394766154_1363039734_n

Onde Comer

Os restaurantes são pontos turísticos obrigatórios em Gramado e Canela. São milhares espalhados por toda a cidade que oferecem todos os tipos de culinária – italiana, argentina, alemã e, é claro, o famoso rodízio de fondue – saiba mais sobre a minha experiência feliz nessa última categoria. As opções são muitas e é preciso esticar muito as férias (ou as roupas) para dar conta de comer em todos. Por isso, confira as minhas dicas de restaurantes em Gramado e Canela.

Chocolates

Quando se pensa em Gramado e Canela, logo se pensa em chocolates. As marcas são muitas e o número de lojas maior ainda. Como boa chocólatra que sou, testei todos e cheguei ao melhor chocolate da Serra Gaúcha – pelo menos para mim. Confira a lista de chocolates na minha ordem de preferência:

1º – Lugano
Esse, para mim, é o melhor chocolate da região. Doce na medida certa e com infinitas combinações que deixam o chocolate ainda mais gostoso. Além disso, foi a loja com melhores opções de presente. É possível montar kits com tudo – caneca, cerveja, latinha, bombons, barrinhas, balas, etc. É o melhor, oba!

2º – Caracol

3º – Prawer

4º – Planalto

5º – Florybal

Compras

Gramado não é Miami, mas assim como muitos viajantes que vão aos Estados Unidos, eu também tive que comprar uma mala para trazer minhas comprinhas de volta. Ao todo, foram oito sapatos, um vestido, uma blusa e uma bolsa. Pela quantidade deu para reparar o quão forte é o mercado de calçados na região. Na Av. das Hortênsias, que liga gramado a Canela, existem milhares de lojas de sapatos com preços inacreditáveis. As melhores, para mim, são a Território dos Sapatos e a Planeta dos Sapatos. As duas têm uma promoção sensacional em que você leva três pares por R$ 99. Nessa brincadeira, comprei dois tênis Ked’s, duas alpargatas, uma sapatilha, um tênis slip e dois sapatinhos de criança. Além disso, nas lojas é possível comprar sapatos de marcas famosas, como Santa Lola e Osklen, por preços muito mais em conta – o sapato amarelo, da Santa Lola, saiu por R$ 129.

compras-sapatos-gramado

No centro de Gramado também não faltam lojas. Na Avenida Borges de Medeiros está a maior concentração. Há várias lojinhas, galerias, centrinhos comerciais, cafés e casas de chocolate. A maioria das construções tem um estilo típico europeu, que dão um charme ainda mais especial para o lugar.

De viajante para viajante

– O Centro de Informações Turísticas fica na Praça Major Nicoletti (esquina da Av. Borges de Medeiros com a Av. das Hortênsias). É um bom lugar para pegar um mapa turístico da região e também informações sobre as atrações e restaurantes.

– Muitos restaurantes oferecem serviço de traslado para quem não está de carro ou não quer beber e dirigir. Por isso, se informe na recepção do seu hotel ou entre em contato com o restaurante.

– Em alta temporada, as filas nos restaurantes mais bem localizados são enormes. Estabelecimentos na Rua Coberta ou na praça da Igreja chegam a distribuir senha entre os clientes. Quer uma dica? Fuja desses lugares, pois, além da chateação da espera, o preço é bem mais salgado que o praticado em restaurantes um tiquinho mais para o lado.

– Leve remédios para o estômago. É sério, até a Gisele deve exagerar na comida quando está em Gramado. Outra dica é caminhar um pouco depois do jantar para evitar refluxo. Não é brincadeira! Nós tentamos “manter a dieta” e não comemos desesperadamente, mas mesmo assim, Omeprazol caiu como uma luva.

– Deixe para comprar os chocolates de presente no último dia, pois assim você evita que eles derretam e garante que eles vão estar fresquinhos, recém produzidos.

Precisa de ajudar para planejar sua viagem? Chega aqui e descubra as experiências incríveis que podemos construir juntos. Com conversa, intimidade, experiência e vontade, dá para fazer uma viagem personalizada que te permita se encontrar (e se surpreender) onde quer que você esteja.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s