Falar da nossa própria cidade é uma tarefa difícil, afinal, muitas vezes, esquecemos que também somos turistas onde moramos. Já faz algum tempo que tenho tentado exercitar esse olhar de descoberta e encantamento acerca de Belo Horizonte – fazer programas culturais, prestar atenção nas árvores e admirar as construções que contribuem para a beleza e contam a história da cidade que escolhi para chamar de lar.
Mais do que dicas, neste post você vai encontrar amor. Muito amor! Por isso, prepare-se para também se apaixonar por BH.
Como é BH?
BH foi a primeira cidade planejada do Brasil. Sim, para uma candanga de nascença, esse fato é motivo de orgulho. Construída em torno da Fazenda do Cercado, base do núcleo do Curral del Rei (Wikipedia, sua linda!), o centro da cidade foi todo montado dentro da Avenida do Contorno, que deveria contornar BH, mas hoje circunda apenas uma parte da região centro-sul.
Dentro da Contorno, as ruas se cruzam perpendicularmente – umas seguem a ordem dos estados da costa brasileira (Rua Santa Catarina, Rua São Paulo, Rua Rio de Janeiro, etc.) e são cortadas pelas ruas com nomes relativos à Inconfidência Mineira (Rua Marília de Dirceu, Rua dos Inconfidentes, Rua Cláudio Manoel…). Uma verdadeira aula de história e geografia. A capital mineira possui hoje mais de 2,5 milhões de habitantes – 6ª maior cidade do Brasil.
Construída rodeada pela Serra do Curral, Belo Horizonte é uma cidade grande com ar de interior ou, como costumamos falar, uma roça grande. Entre os milhares de morros e árvores nas calçadas (as ruas de BH são muito arborizadas), é possível encontrar cavalos e até porcos. De verdade. Charretes também disputam lugar com os carros e maritacas costumam incomodar durante o inverno. Mas nada que a vista da serra não compense.
Por falar em serra, já comentei sobre os morros, né? Dependendo da região, andar a pé em BH é uma verdadeira aula de aeróbica. São muitas ladeiras e com inclinação que desafia a lei da física. Por isso, quando vier a BH, considere ficar nas áreas mais planas ou se tornar melhor amigo do Uber.
Não sei se é por estar aconchegada na Serra do Curral ou se por ser mineira, mas fato é que Belo Horizonte é uma cidade extremamente acolhedora. As pessoas costumam ser bem simpáticas (sempre há exceção, mas…) e atenciosas. Somos também desconfiados, é verdade, mas nada que nos impeça de te amar.
Chegada
O aeroporto mais perto de BH é o de Confins, que fica a quase 40 Km de distância do centro. Ou seja, é bem longinho – a viagem demora em média 1 hora – e caro para ir de táxi. Uma corrida até o aeroporto custa cerca de R$ 120, pois é preciso pagar o retorno. A melhor opção para chegar à cidade é pegar o Conexão Aeroporto, ônibus que faz a conexão entre vários pontos da cidade e o aeroporto de Confins. Confira aqui os itinerários e preços.
Ao desembarcar em Confins, siga em direção ao Bob’s. À sua esquerda estará o guichê para comprar a passagem. Os ônibus saem, em média, a cada 20 minutos, são confortáveis e possuem wi-fi. Luxo puro.
Sobre a estrutura do aeroporto, posso dizer que a Copa e as Olimpíadas melhoraram bastante a oferta de serviços Atualmente, no saguão do aeroporto, além do Bob’s e Spoletto (únicas opções anteriormente), também tem uma filial da Cervejaria Backer (veja Onde Beber em BH), três lanchonetes e um restaurante com buffet e à la carte. Na sala de embarque: Casa do Pão de Queijo, California Coffee, Café Viena e mais uma lanchonete. Mas, como em todo aeroporto, nada de comida, só lanches caros.

Onde se Hospedar
Apesar de morar em Belo Horizonte, sou frequentadora assídua dos hotéis da cidade – consequência de quem ainda mora com os pais. Por isso, tenho muito o que falar (e com propriedade) quando o assunto é hospedagem em BH. Confira aqui os melhores hotéis de Belo Horizonte.
O que ver em BH
Não, BH não tem praia, não tem cristo e não tem a Paulista. Mas, em compensação, temos a Lagoa da Pampulha, a Praça da Liberdade e a Avenida Afonso Pena. Além dos mineiros, é claro, que são um patrimônio mundial. Hahaha… Confira os lugares imperdíveis em Belo Horizonte.

Programas Culturais
Durante muito tempo, a programação cultural da cidade era limitada às peças dos (bons) grupos locais, como Galpão e O Corpo, exposições no Palácio das Artes e alguns shows de artistas que animavam incluir BH entre Rio e São Paulo. Com o aumento de espaços culturais e, principalmente, o fortalecimento da cena alternativa na cidade, isso mudou. BH, hoje, é sim uma cidade com excelente programação cultural, quer ver?

Onde Comer
Decidir onde e o que comer em Belo Horizonte é uma tarefa deliciosamente difícil. Não, não temos a mesma quantidade e variedade de restaurantes que São Paulo, mas temos o Pão de Queijo mais gostoso, o que já compensa! Rs…
Como são muitas categorias e possibilidades, separei por grandes temas.
Onde Beber
Falar sobre os bares de Belo Horizonte é uma responsabilidade muito grande, mas meu histórico e período de faculdade me dão respaldo suficiente para tal missão. Em BH, beber é sempre o primeiro programa de grupo (ou de casal), afinal, não temos praia, não somos aficionados por corpos saudáveis e preferimos sempre uma boa amizade – nunca fiz amigos bebendo leite.
Como as opções e estilos são muitos, também dividi os locais para beber em categorias: BOTECOS – clássicos, com mesas de plástico na rua; CERVEJARIAS – BH possui excelentes rótulos de cervejas artesanais que, agora, abriram seus próprios espaços; BARES – diferentemente dos botecos, possuem mesas de madeira e/ou toalhas, além de um cardápio com pratos mais elaborados que filé com fritas; e os FIM DE NOITE – aqueles que (quase) nunca fecham e, por isso, não são a primeira parada dos butequeiros.
Aproveite a desculpa de estar na Capital dos Bares e se jogue!
Noite em BH
A noite de BH vai além dos bares e botecos. É possível ir a uma boate no porão ou em uma festa em uma quadra de samba localizada em um dos pontos mais altos da cidade. Em Belo Horizonte, dá para ir para o bar e depois para a balada ou ir para balada e, de manhã, ir para o bar. Tem de tudo um pouco e sempre bom. Veja aqui Onde Sair em BH.

Festas e Festivais
Se você está planejando visitar a cidade é bom saber que as atrações poderão ir muito além dos pontos turísticos. Cada vez mais, BH recebe festas e festivais que mobilizam grande parte da população por um bom (e divertido) motivo. Confira aqui as festas e festivais que acontecem em Belo Horizonte durante o ano.

Só conhece quem é de BH
Não tem jeito, tem coisas que só um local sabe. Como, por exemplo, onde encontrar a vista mais bonita da cidade ou qual a melhor feira de rua para beber cerveja artesanal. Como sou legal, compartilho o ouro com você. Chega aqui e descubra o que só quem é de BH conhece.
Passeios bate-volta de Belo Horizonte
Não somos o centro do mundo, mas estamos perto de muita coisa boa! Olha só onde dá para esticar estando em BH.

Instituto Inhotim – o museu de arte contemporânea e jardim botânico fica pertinho, são apenas 60 Km até a cidade de Brumadinho.
Ouro Preto – a cidade histórica sempre merece uma visita (e pernoite, pelo menos). Ouro Preto fica a 70 Km de BH.
De Viajante para ViajantE
– Converse com as pessoas. Mineiros são desconfiados, é verdade, mas também são as pessoas mais acolhedoras que você pode conhecer;
– Coma todos os pães de queijo possível. Temos os melhores, não se engane nem tente provar o contrário, você vai perder;
– A voltagem em BH é 110v, mas a maioria dos hotéis usa 220v;
– Temos cervejas artesanais em supermercados a preços bem mais em conta. Aliás, temos um excelente para você comprar suas Backers, Walls e o que mais você quiser – Verdemar – eles também têm um dos melhores pães de queijo da vida;
– Não se sinta mal em andar de táxi ou Uber em BH. Essa história de conhecer a cidade a pé só se aplica a uma pequena parte plana de Belo Horizonte. No resto, é só ladeira;
– Conhecer Belo Horizonte de verdade significa sentar em um dos seus muitos botecos. Sim, nada define melhor o belorizontino que uma mesa de bar rodeada de amigos falando sobre tudo;
– As mulheres são muito bonitas, mas isso não te dá o direito de abordá-las de maneira grosseira ou machista. Aliás, nem mineira nem qualquer outra mulher merece isso. Seja gentil com todxs;
– Atlético e Cruzeiro são os grandes times de futebol de BH, mas é o América quem leva o título de queridinho (quase) unânime. Então, se quiser puxar papo, não hesite em usar o Coelho como isca;
– Somos uma cidade grande com alma de interior, por isso, não se assuste com animais nas ruas e com bares fechando cedo;
– Sempre animamos uma cerveja e aguentamos beber bastante. Cuidado ao acompanhar um mineiro na bebida, você pode acabar se dando mal;
– O “ali” de mineiro pode significar “lá longe”. Use o GPS;
– Sou apaixonada por BH e espero que você também sinta o mesmo!
Dê alma às suas viagens. Com a ajuda do Por Ceca e Meca você pode viver experiências incríveis, com a sua cara, preço e alma. Deixe de desconfiança e venha ver o que o mundo tem a te oferecer.