Arepas
Em Roma, coma como os romanos. Na Colômbia, coma arepas! Feitas de farinha de milho branco (maiz), elas se parecem com panquecas, mas mais gordinhas. Substituem o pão no café da manhã e são servidas como acompanhamento em muitos pratos. Normalmente, são servidas inteiras, pequenas e redondas. São gostosinhas, mas assim, tem pão francês?
Patacón
Feita de plátanos – um tipo de banana da terra, quase nada doce – é servido em rodelas finas fritas ou assadas. É quase um chips de banana salgada. Acompanha muitos pratos e normalmente vem com molho a parte.
Arroz de coco
Arroz agridoce feito com óleo de côco e pedacinhos da fruta. Pode ser queimado – mais marrom devido à presença de açúcar mascavo – ou branquinho.
Carimañolas
Bolinho frito, bem gostos, que se parece com risole. É servido até mesmo no café da manhã. Nada como acordar já enfiando o pé na jaca!
Frutos do mar
Como em toda cidade costeira, os peixes são personagens principais nos restaurantes. Ceviche, lagosta, atum e o pargo rojo (peixe local muito popular) são presença garantida nos cardápios.
Frutas típicas
Em Cartagena, em cada esquina você encontra palenqueiras – mulheres com trajes típicos que vendem frutas em bacias. Nessas “vendas”, um novo mundo frutífero se abre. Vale experimentar!!!
Existem muitas frutas diferentes, como: corozo, que parece uma uva, mas é muito ácida e não se come pura, apenas em sucos e sorvetes; granadilla e curuba, que são da família do maracujá; feijoa, que parece uma goiaba branca; pitaya; borojo; caimito; e uchuva.
Além das diferentonas, muitas frutas conhecidas possuem outro nome: guanábara é a nossa graviola; zapote é sapoti; fresa é morango; e sandía é a nossa melancia.
Cervejas
As mais populares são a Aguila e a Club Colombia. Apesar dessa última ser mais bem estimada pelos colombianos, admito que preferi a Aguila, que ainda tem a vantagem de ser mais barata. Existem ainda algumas marcas mais premium, como a Costeñita, Poker e as artesanais da BBC (Bogotá Beer Company) e Apóstol. Acredito que todas ficariam mais gostosas se fossem servidas geladas. Não entendo a dificuldade!

Limonada com côco
Batida com o leite da fruta, esse suco é quase uma instituição local. Apesar de parecer estranho, é simplesmente delicioso!
Aguapanela
Bebida típica de limonada com rapadura.
Refrigerantes
Na Colômbia, as sodas vão muito além da Coca-Cola. As gaseosas (como se chama refrigerante) locais são bem estranhas. Existem muitas de maçã – manzana – e algumas de cor estranha, como rosa – Postobon. Admito que não tive coragem/vontade de experimentar nenhum deles.
Café
Realmente a fama tem procedência. Ô cafézinho gostoso! As marcas mais famosas são Juán Valdez (existe uma cafeteria em cada esquina. O expresso normal custa COP 3.600) e Sello Rojo. As duas são facilmente encontradas em qualquer supermercado e nos aeroportos.
